Data de publicação: 26 de Dezembro de 2016, 23:15h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Pará de Minas e Nova Serrana têm uma preocupação em comum neste final de ano. As duas cidades se encontram em situação de alerta para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, de acordo com o ministério da Saúde. Pará de Minas registrou em 2016, segundo a secretaria estadual de Saúde, cinco mortes por Dengue. Já em Nova Serrana foram mais de dois mil casos de Dengue este ano. A referência técnica da vigilância epidemiológica de Nova Serrana, Katiuscia Oliveira, destaca o que é mais preocupante no combate aos criadouros do mosquito na cidade.
TEC/SONORA: Katiuscia Oliveira, referência técnica da vigilância epidemiológica
“Eu acho que uma das principais dificuldades que nós temos no município é a questão dos imóveis fechados. Nós temos, mais ou menos, em torno de 35 a 40% dos imóveis fechados. É uma população que trabalha no horário comercial, que é o mesmo horário de trabalho nosso. Então são muitos imóveis que não conseguimos visitar.”
LOC: Em todo o estado de Minas Gerais, segundo o Ministério de Saúde, foram registrados mais de 520 mil casos de Dengue, 15 mil suspeitos de Zika e quase mil e 300 de Chikungunya. Para se prevenir das três doenças, além de permitir o trabalho dos agentes de endemias e saúde, é fundamental que a população faça sua parte. Apenas quinze minutos semanais para identificar e eliminar os focos do mosquito transmissor já ajudam na prevenção. Para mais informações acesse saude.gov.br/combateaedes.