SAÚDE: Mutirões de limpeza podem ajudar no combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A mobilização de toda a sociedade é fundamental no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, a realização de mutirões comunitários é um bom exemplo de como a comunidade pode se unir para tentar acabar com os focos do mosquito.
Se você percebe que sua rua ou quarteirão precisam de limpeza, ou que muitos lugares têm recipientes com água parada, basta convocar sua vizinhança para te ajudar. Você pode mobilizar os moradores nas redes sociais, espalhar carros de som e procurar parcerias de agentes de endemias, agentes comunitários e outros profissionais que trabalham na eliminação dos focos do mosquito. Esses profissionais podem participar dando apoio às ações, principalmente se houver necessidade de ação química para remover as larvas do mosquito.
Agente de endemias há 16 anos, de Timbaúba, em Pernambuco, Josabete Souza visita diariamente as casas da população da cidade. Ela ajuda a acabar com os focos do mosquito e orienta os moradores sobre como devem eliminar os recipientes com água parada. Josabete conta como deve ser um mutirão de sucesso.
TEC/SONORA:Josabete Souza, agente de endemias
“Um mutirão de sucesso primeiramente tem que ter união. O que eu indicaria é a população na sua rua, que achar que tem muito lixo no quintal, se unir ali. Então, se coloca água sanitária com uma escova para parte higiênica dos depósitos.” 
LOC: De acordo com Josabete, a água sanitária também poder ser utilizada no combate ao mosquito. Apesar disso, é importante lembrar que esse tipo de produto não deve ser utilizado em recipientes que armazenem água para consumo humano e de animais.
Importante, mesmo, é saber que a forma mais fácil de se prevenir da Dengue, Zika e Chikungunya, é não deixando o mosquito nascer. A coordenadora dos Programas Nacionais de Prevenção e Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo mosquito, Ana Carolina Santelli, conta porque é tão importante a união de toda a população no combate ao mosquito.
TEC/SONORA:  Ana Carolina Santelli, coordenadora dos Programas Nacionais de Prevenção e Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo mosquito

 “O papel e a importância dos mutirões são ligados ao papel de desenvolvimento de toda a comunidade para o combate do mosquito. É um mosquito que transmite diversas doenças com consequências muito graves, como a Dengue, Zika e Chikungunya. Então, o envolvimento da comunidade é essencial para que a gente consiga combater esse mosquito. E a mobilização da comunidade local, do seu bairro, dos seus vizinhos, permite que a gente tenha uma participação de toda essa comunidade e a motivação dos vizinhos, que as vezes só começam a agir quando percebem que todos estão trabalhando nesse sentido.”  
 LOC: Aproveite as férias de início do ano e mobilize sua família, amigos e vizinhança. Juntos, fica bem mais fácil acabar com o mosquito. Faça sua parte. Para saber mais sobre como organizar um mutirão, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.