SAÚDE: Mosquito transmissor da Dengue deixa mais de um milhão de infectados com a doença no País

A região Sudeste do País foi a que apresentou o maior número de pessoas infectadas pela virose transmitida pelo mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mais de um milhão e quatrocentas mil pessoas foram infectadas com Dengue, no Brasil, só em 2016, segundo o Ministério da Saúde. Com mais de oitocentos e cinquenta mil casos confirmados, a região Sudeste do País foi a que apresentou o maior número de pessoas infectadas pela virose transmitida pelo mosquito, também responsável por transmitir Chikungunya e Zika. Fora do Sudeste, Goiás é o estado com mais casos de Dengue. No combate ao mosquito transmissor, é fundamental que as pessoas tomem os cuidados necessários para evitar que o mosquito nasça, porque a Dengue pode trazer consequências graves, como explica o vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino.

TEC/SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz

“A dengue é uma infecção viral causada por um dos quatro tipos de vírus da dengue. É uma doença que se apresenta com febre, dor no corpo, dor nos olhos, dor de cabeça, pode apresentar manchas pelo corpo e, em alguns casos, ela pode evoluir para formas mais graves que podem levar os pacientes a terem quadros com risco de morte.”

LOC: No nordeste, Bahia e Pernambuco sofrem bastante com a presença do mosquito. Juntos, os dois estados somam cerca de 270 municípios em situação de alerta ou com risco de infestação do mosquito. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, aposta na mobilização da sociedade para acabar com os criadouros.

TEC/SONORA:
Ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, motivar os alunos para que, ao fim de cada aula fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem funcionários para eliminar os focos nas sedes das empresas. Depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC: O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar os focos dentro de casa. Se por acaso você encontrar algum lugar que possa ser criadouro do mosquito ou tem dúvidas sobre as doenças que ele transmite, procure a equipe da Secretaria de Saúde do seu Município. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.