SAÚDE: Ministério da Saúde investiga 4.231 casos de microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde está investigando quatro mil 231 casos de microcefalia no Brasil. A doença pode ser causada pelo vírus Zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Dos casos analisados, 745 foram confirmados e mil 182 foram descartados. As confirmações ocorreram em 282 municípios, localizados em 18 estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. A maioria das notificações ainda é registrada na região Nordeste do país e, Pernambuco é o estado que mais têm suspeitas da doença. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que as grávidas precisam ter cuidados para não contrair o vírus.

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

“Se quer engravidar, faça o planejamento como em qualquer época. Fazer o pré-natal, o planejamento da gravidez. No momento que nós estamos vivendo, que há uma epidemia de Zika, que causa a microcefalia, uma enfermidade da mais alta gravidade, tomem todas as precauções, possíveis e imagináveis. Não pode ter descuido de nada.”

 

REPÓRTER: Segundo o Ministério da Saúde, a microcefalia pode ser causada por diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral. A forma mais eficaz de se prevenir de todas as doenças transmitidas pelo mosquito, é não deixar com que ele nasça. O Ministério da Saúde recomenda que cada família reserve 15 minutos, por semana, para acabar com possíveis criadouros do vetor. Saiba mais na internet. O endereço é: combateaedes.saúde.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.