REPORTÉR: O vírus Zika é uma preocupação para as grávidas porque está relacionado à microcefalia em recém-nascidos. Para ajudar as gestantes a se protegerem contra o vírus, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul (Agepen) está distribuindo repelentes para detentas grávidas. O Zika é transmitido pelo Aedes aegypti, responsável também pela dengue e pela febre chikungunya.
Os repelentes foram disponibilizados por repasses dos ministérios da Justiça e da Saúde aos sistemas penitenciários de todo o Brasil. A iniciativa faz parte de uma série de ações para combater o mosquito, como mutirões para erradicar criadouros dentro das prisões.
Segundo a Agepen, até o dia 25 de abril, não foram registrados casos confirmados de dengue, Zika ou chikungunya entre os presos no estado, tanto mulheres quanto homens.
No dia 20 de abril, a presidente Dilma Rousseff assinou um decreto que cria programa de distribuição de repelentes para gestantes de baixa renda.
Reportagem, Gabriel Veras