SAÚDE: Hemocentros sofrem no inverno com queda no número de doações

Doenças de inverno são apontadas como um dos responsáveis pela baixa.

 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O inverno chegou oficialmente, e os Hemocentros brasileiros já enfrentam uma queda no número de doações de sangue. Nas regiões Sul e Sudeste, o frio e o grande número de pessoas com gripe contribuem para essa baixa. Os estoques da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo estão com apenas 60% do que é necessário para atender mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual. Por mês, a Fundação coleta e processa aproximadamente doze mil bolsas. O volume equivale a 32% do sangue consumido em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Diante desta situação crítica, o diretor da Fundação, Alfredo Mendroni, pede o apoio da população.

TEC./SONORA: Alfredo Mendroni Júnior, diretor Fundação Pró-Sangue.

“Nós estamos numa situação extremamente crítica, tentando ir atrás de grupos de campanha do exército, da polícia militar, na tentativa de fazer com que esses doadores retornem e a gente consiga repor o nosso estoque. Todas as nossas ações surtiram algum efeito já, mas ainda não foram suficientes para mudar o cenário que eu tenho no estoque. Precisamos de sangue e que a população entenda essa necessidade. Entenda que só eles podem contribuir para o tratamento com sangue desses pacientes. ”

LOC.: Atualmente, 1,8% da população brasileira têm o hábito de doar sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que entre 1 e 3% da população seja doadora. Para o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, uma das medidas para melhorar essa média e a situação dos estoques é centrar esforços para captar o maior número de doadores regulares.

TEC./SONORA: Doutor Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados.

“O que nós queríamos é sensibilizar esse doador que foi uma vez fazer a doação que ele volte a doar de forma mais regular, independente, dele ter uma pessoa conhecida ou um parente que precise. Essa doação regular é que faz com que o sistema da coleta e distribuição de sangue possa funcionar de forma mais efetiva e com maior segurança, principalmente para os pacientes. ”

LOC.: No país, cerca de 60% dos doadores são homens e 40% mulheres. Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, e estar bem de saúde. No dia da doação, é necessário levar o documento de identidade com foto. É importante lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas!  Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre doação de sangue acesse saude.gov.br/doesangue.  

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.