SAÚDE: Escolas públicas terão vacinação e ações de prevenção à obesidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Para ampliar a atuação das equipes de saúde na rede pública de ensino, o Governo Federal lançou novo edital do Programa Saúde na Escola. A nova Portaria, assinada pelos ministros da Saúde, Ricardo Barros e da Educação, José Mendonça Filho, estabelece doze ações a serem cumpridas pelos gestores por dois anos. Agora, os estudantes vão poder atualizar o calendário vacinal na própria escola, além de participar de ações de promoção à saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti e incentivo à atividade física. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a integração das áreas de governo oferece serviços de mais qualidade à comunidade escolar.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Tenho certeza que esse avanço que estamos agora consolidação, com essa nova portaria, explicitando as ações da alimentação saudável, do combate à obesidade, explicitando o acompanhamento e regularização da vacina, e avançando na questão da biometria, no sentido de que a gente tenha os dados das crianças e formados no seu cartão SUS, isso permitirá que, com a nova com a nova estrutura de informatização nos possamos identificar aquelas crianças que têm necessidades de atendimento diferenciado e proporcionar isso através do Sistema Único de Saúde”.

REPÓRTER: Para realizar as ações, o Ministério da Saúde vai destinar 89 milhões de reais por ano para o Programa Saúde na Escola. O período de adesão das instituições acontece entre os dias 02 de maio e 14 de junho. A iniciativa conta com o envolvimento de mais de 32 mil equipes da atenção básica. Atualmente, o programa está presente em 79 mil escolas e atinge aproximadamente 18 milhões de alunos. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.