SAÚDE: Canadá confirma o primeiro caso de transmissão de Zika por relação sexual

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O governo do Canadá confirmou, nesta semana, o primeiro caso de transmissão sexual do vírus Zika no país. O paciente é uma pessoa de Ontário, a província canadense mais populosa.
 
Embora não tenha divulgado mais informações sobre o caso, a Agência Pública de Saúde do Canadá disse que o mais provável é que o vírus tenha sido contraído por relação sexual com um parceiro que viajou para fora do país e foi diagnosticado com a doença. 
 
O Canadá registra 55 confirmações de Zika em pacientes que adquiriram o vírus em viagens. O governo informa que não existem confirmações de pessoas que contraíram a doença dentro do país. Isso pode acontecer porque, lá, o clima não é favorável ao desenvolvimento do principal causador do Zika: o Aedes aegypti. O mosquito também é o transmissor da dengue e da febre chikungunya.
 
Em fevereiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Zika é uma emergência global, por ser uma das possíveis causas de microcefalia em recém-nascidos. Para saber mais sobre como se prevenir e combater do mosquito acesse o site do Ministério da Saúde: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Gabriel Veras

Receba nossos conteúdos em primeira mão.