SÃO SEBASTIÃO (SP): Imóveis fechados dificultam combate a Dengue, Chikungunya e Zika na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As cidades do litoral, como São Sebastião, têm um problema em comum quando o assunto é combate ao mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e o Zika. Os imóveis fechados. Em São Sebastião, muitos dos imóveis ficam fechados a maior parte da semana ou do ano, pois os donos só aparecem nos finais de semana, feriados ou na alta temporada. Isso impede um trabalho contínuo de fiscalização e eliminação de possíveis focos do mosquito. A paisagista Ionira Borges, 60 anos, é moradora de Cambury. No condomínio em que ela mora existem 26 casas. Vinte e duas ficam fechadas a maior parte do tempo. O cachorro dela fugiu e entrou em uma dessas casas. Ela foi atrás e comprovou o problema.
  
TEC/SONORA: Ionira Borges,Paisagista
 
“Uma vez o Luke entrou em uma casa que estava com o portão aberto e eu fui atrás para pegá-lo. Tinha um vasinho dentro de outro, sem buraco e cheio de água. Eu fui lá, virei, deixei o vasinho virado de boca para baixo. Ninguém tem cuidado.”

LOC: 
O Diretor de Vigilância em Saúde da cidade, Givanildo Tavares, confirma a dificuldade em entrar nos imóveis que estão fechados. Ele diz o que é feito para que seja inspecionado o maior número possível de casas na cidade.

SONORA:
Givanildo Tavares, Diretor de Vigilância em Saúde
 
“Uma boa parcela dos imóveis do município de fato ficam fechados boa parte do ano. Então, eu tenho uma condição de muitos imóveis fechados, condomínios e há uma dificuldade mesmo. Algumas imobiliárias que cuidam desses imóveis para as pessoas enquanto elas estão fora, porque fazem o contato com o morador, para que a gente possa fazer essa manutenção periódica, observação e inspeção dessas áreas críticas.”
 
LOC: Em 2016, foram registrados 1700 casos suspeitos de Dengue, 20 de Zika e 20 de Chikungunya, em São Sebastião. Vale lembrar que, o morador que for advertido pelos agentes de saúde para que elimine focos do mosquito e não tomar as providências será autuado como reincidente e pagará uma multa de mais de 400 reais. Se, mesmo assim ele não der jeito na situação, pode até ir preso por atentado à saúde pública. Lembre-se: Dengue, Chikungunya e Zika podem deixar a pessoa vários dias de cama, sem poder se levantar. Para mais informações acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.