SÃO PAULO (SP): Casos de dengue têm queda de 81% na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

REPÓRTER: O número de casos de dengue na cidade de São Paulo caiu 81% de primeiro de janeiro a 26 de março na comparação com o mesmo período de 2015. Neste ano, foram confirmados seis mil e 96 casos de dengue, enquanto no ano passado foram pouco mais de 32 mil, entre janeiro e março.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, com os dados do mês de abril, a tendência é a redução de casos ficar nesse patamar ou até ser maior.

 

Segundo ele, alguns fatores contribuíram para o resultado positivo nos três primeiros meses do ano. Dentre eles, Padilha aponta o engajamento da população para eliminar os focos do mosquito, que, além da dengue, transmite o vírus Zika e a febre chicungunya.

 

O uso do larvicida BTI em pontos estratégicos, como terrenos baldios, e em imóveis especiais, a exemplo de escolas e rodoviárias, também contribuiu para a redução. O BTI começou a ser aplicado no ano passado. Um estudo da Secretaria Municipal de Saúde mostra que, com o uso do larvicida, a positividade de larvas do Aedes aegypti em terrenos baldios e ferros velhos caiu de 55% em 2015 para 17% neste ano. Em locais como rodoviárias e escolas, o índice passou de 15%, no ano passado, para 2,5% em 2016.

 

Em relação às demais doenças transmitidas pelo mosquito, há 11 casos confirmados de febre chicungunya contraída na cidade. Mais um caso de vírus Zika contraído em São Paulo também foi confirmado, totalizando dois casos autóctones. Além desses, há 15 casos contraídos em outros municípios. O novo caso autóctone de Zika é de uma gestante, mas a criança nasceu sem registro de microcefalia.

 

Para sabe mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.