SÃO PAULO: Estado lidera ranking de pequenos negócios endividados; lei permite aumento de lucros

São Paulo, é o estado com o maior número de endividados, com quase 183 mil empreendedores em situação de inadimplência com a Receita Federal; ao todo, a dívida dos empresários chega aos R$ 7,36 bilhões

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os mais de um milhão e 600 mil Micro e Pequenos empreendedores que trabalham no estado de São Paulo vão ter a chance de ampliar os negócios sem precisar pagar mais impostos por isso. Com a nova lei conhecida como “Crescer sem Medo”, o limite anual de lucro desses trabalhadores vai aumentar, a partir de 2018.


É o caso de Karla Shimmelpfeng, estilista e Micro Empreendedora de 35 anos, que tem um ateliê na capital paulista e ajuda mulheres a estarem perfeitas no dia do casamento. Além de fazer os vestidos, Karla tem um diferencial: ela acompanha as noivas na escolha de todo o visual. Justamente para continuar ajudando na construção desses momentos especiais, Karla está contente com a mudança na lei, que vai permitir que seu negócio se mantenha crescendo.


SONORA: Karla Schimmelpfeng, empreendedora
“É uma delícia você se sentir responsável por um momento tão feliz. Vai permitir que a gente continue tendo o desconto que a gente tem nos impostos e que a gente possa manter um funcionário com a gente com impostos baixos. Então para mim é muito importante”.


REPÓRTER: Com as mudanças da Lei, o teto anual de faturamento do Microempreendedor Individual passa de 60 mil reais para 81 mil reais. A medida também vai ajudar Mariana Camargo, outra empreendedora que movimenta o mercado da cidade de São Paulo. Ela tem 27 anos, mas há 15 trabalha com Tecnologia da Informação. Como ama a área de TI, Mariana decidiu que queria vender o produto de uma forma tecnológica: em 2014, reuniu coragem e criou o “Mundo da Má”, site de marketing digital que ajuda outros empreendedores a construírem negócios on-line. Agora, com a aprovação do Crescer sem Medo, Mariana sente que vai poder expandir as possibilidades que existem no seu Mundo da Má.

SONORA: Mariana Camargo, empreendedora
“Com certeza acaba aumentando as possibilidades para a gente. Porque até então, até tinha um limite que dava mais ou menos cinco mil reais por mês de faturamento. E agora a gente tem um limite maior até para conseguir ampliar, para crescer e divulgar mais e sem sair da faixa do Micro Empreendedor Individual”.


REPÓRTER: A aprovação do Crescer sem Medo também traz o aumento no prazo para o pagamento de dívidas tributárias, de 60 para 120 prestações. São Paulo, além de ser o estado com o maior número de empreendedores, também é o estado com o maior número de endividados, com quase 183 mil empreendedores em situação de inadimplência com a Receita Federal. Ao todo, a dívida dos empresários chega aos sete bilhões e 360 milhões de reais. Na avaliação de Guilherme Afif, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, a mudança na lei vai dar uma oportunidade a todos esses empreendedores que estão devendo, de recuperar os negócios.

SONORA: Guilherme Afif, presidente do Sebrae
“Com isso nós poderíamos ter muitas empresas quitando e regularizando a sua situação com o refinanciamento, permitindo assim elas se manterem no jogo, já que há uma perspectiva de melhora das condições da economia para o ano que vem. E essas empresas não estariam excluídas do processo. Eu acho que esse é o grande ganho do crescer”.


REPÓRTER: O Projeto Crescer Sem Medo também criou as Empresa Simples de Crédito que vão possibilitar às micro e pequenas empresas que façam empréstimos e financiamentos diretamente de pessoas jurídicas.

Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.