SÃO PAULO: Aprovação de reforma da Previdência é fundamental para economia, diz deputado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.:  A Reforma da Previdência continua sendo motivo de impasse no Congresso Nacional, enquanto o texto aguarda para ser votadono Plenário da Câmara dos Deputados. Acontece que ainda não há consenso entre parlamentares da base governista e da oposição sobre quando o texto deve entrar na pauta. Na avaliação do deputado Fausto Pinto (PP-SP), a aprovação da medida é fundamental para a recuperação da economia de São Paulo. Para o parlamentar, a aprovação da Reforma é uma das soluções para o rombo que existe nas aposentadorias do país.
 
TEC./SONORA:  Fausto Pinato, deputado Federal (PP-SP)
 
“Nós temos que rever. A gente sabe das fraudes que aconteceram na aposentadoria. É uma reconstrução. Mas tudo o que aconteceu foi bom para o país. Por quê? Estamos sangrando. É como se fosse um câncer. Estamos na cama, com o cabelo caindo. Mas nós estamos tratando disso. Vamos ter que redesenhar a forma de fazer política”.
 
LOC.: São Paulo, por exemplo, é um dos estados que mais sofre com os prejuízos nas contas da aposentadoria. O déficit no sistema previdenciário está entre 6,5 e 13% da Receita Líquida Corrente, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplica, o IPEA. Diante dessa situação, o deputado Fausto Pinato entende que aprovação das reformas sugeridas pelo governo é fundamental.
 
TEC./SONORA:  Fausto Pinato, deputado Federal (PP-SP)
“Dizer sobre a importância das reformas para a geração de emprego. A importância das reformas para fazer o empresário ter confiança de novo no país, para que ele possa voltar a construir e contratar. Isso sim fará o país andar. Nós estamos copiando algumas legislações de primeiro mundo. Agora, a conta tem que fechar.”
 
LOC.: O economista do Departamento de Assuntos Fiscais e Sociais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima, explica que o objetivo da nova Previdência é tornar o sistema de aposentadoria mais justo para todos os brasileiros.
 
TEC.SON: Arnaldo Lima, economista do DAFS do Ministério do Planejamento
“O que a gente propõe na reforma da Previdência é tratar os iguais de forma igual. Ou seja, hoje um pedreiro já se aposenta aos 65 anos de idade. O que a gente pretende fazer é com que o servidor público que ganhe 20 mil reais se aposente na mesma idade.”
 
LOC:  Entre as mudanças propostas na reforma, está a da idade mínima para se aposentar, que agora passa a ser de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres, com no mínimo 25 anos de contribuição. Para que a reforma seja aprovada no Plenário da Câmara, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor da proposta em dois turnos. Depois de aprovada, a medida segue para análise e votação no Senado.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.