SÃO LUÍS (MA): São Luís tem o mais alto índice de casos de Tuberculose no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: São Luís registrou, em 2016, 691 casos de Tuberculose e 30 mortes. O índice é o mais alto do estado, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Maranhão.

Para reduzir o número de casos da doença e evitar o abandono do tratamento, a Secretaria de Saúde implantou ações mais rigorosas de monitoramento e acompanhamento do paciente. Um dos objetivos é levar informação e aproximar a população dos agentes de saúde, como informa a secretária de Saúde, Helena Duailibe.

TEC/SONORA: Helena Duailibe, secretária de Saúde.

 “O maior problema é o abandono em função de alguma reação colateral, de alguma desinformação ou então melhora e já acha que está bom. Esse vai ser o trabalho agora, passar essa informação para os agentes visitarem,  se está tomando a medicação, se está tudo bem. Garantir na unidade esse atendimento. A metodologia desse ano é passar informação onde ela não está chegando. Saindo de dentro da unidade para trabalhar lá dentro da comunidade.”

LOC: O padeiro José Arnaldo Oliveira, de 52 anos, venceu a doença. O tratamento durou seis meses e terminou agora em abril. Durante todo esse período, ele se isolou dos amigos e da família. Arnaldo conta que sentia vergonha e tinha medo de contaminar outras pessoas.  

 

TEC/SONORA: José Arnaldo Oliveira, padeiro.

 “Ficava com medo de passar a doença para os meus parentes e para os outros. Por isso, eu evitava ao máximo sair. Tenho uma filha pequena, tenho mulher, aí eu comecei a me afastar e o médico disse que não precisava fazer isso. Eu fui me acostumando de novo. Mas eu ficava me afastando dos meus amigos, de todo mundo, dos meus parentes, ficava com vergonha, com medo de pegar neles.”

 

LOC: A secretária explica que o apoio da família e dos amigos é muito importante para que o paciente termine o tratamento. Outra preocupação, além do abandono do tratamento, é com o aumento no número de casos em menores de 15 anos. No ano passado, segundo dados da Secretaria de Saúde, foram registradas 15 notificações, o que levou o governo a reforçar as ações educativas nas ruas e nas escolas.  O objetivo é levar informação às crianças e aos adolescentes sobre os cuidados que devem ter após contrair a doença. A Tuberculose tem cura! O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, o tratamento, que tem a duração mínima de seis meses e deve ser realizado sem interrupção. Para mais informações, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.