SÃO JOSÉ (SC): Ministério Público cobra atuação de municípios para o do Aedes aegypti

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O aumento da incidência do Aedes aegypti em Santa Catarina tem motivado a maior atuação do Ministério Público, para cobrar de autoridades e comunidades locais medidas de prevenção e controle do mosquito. São José é o município que tem o maior número de inquéritos civis instalados pelo Ministério Público, nesse sentido. Até o momento, foram instaurados 25 procedimentos judiciais, em 24 cidades catarinenses, quatro a mais do que o registrado em todo o ano passado.

A lista inclui a capital Florianópolis. Vinte e um inquéritos apuram situações de risco e proliferação do Aedes, a maioria deles envolve ferros velhos, em seguida, estão borracharias e floriculturas, ambientes públicos, construções e estabelecimentos comerciais também fazem parte da relação.

O Aedes é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Até o início de Abril, foram identificados quase quatro mil focos do mosquito, em 120 municípios catarinenses. No ano passado, neste mesmo período, eram aproximadamente três mil e quatrocentos focos, em 87 cidades. A população pode acionar o Ministério Público quando suspeitar de incompetência, ou omissão do poder público no combate ao Aedes.

Nesses casos, a promotoria de Justiça vai checar: se o número de agentes públicos para fazer visitas domiciliares, é suficiente; se a qualidade dos serviços de saúde para atender usuários do SUS, com sintomas das doenças causadas pelo mosquito, é satisfatória e apurar se há inércia do município, na adoção de medidas para combater e eliminar os focos do mosquito. Para saber mais sobre como combater o Aedes acesse: combateaedes.saude.gov.br.  
 

 

Reportagem, Isadora Grespan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.