SÃO GONÇALO (RJ): População deve manter cuidados em casa para evitar surto de Chikungunya na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Segundo o Ministério da Saúde, a Chikungunya é a grande preocupação deste ano. E os moradores de São Gonçalo devem continuar atentos com o mosquito transmissor da doença e de outras, como o Zika e a Dengue. Só no ano passado, foram registrados 324 casos confirmados da febre. E, de acordo com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o número de pessoas infectadas pela doença deve aumentar significativamente neste ano.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde
“A previsão é de estabilidade em casos de Dengue, estabilidade em casos de Zika e aumento de casos de Chikungunya. Nós estamos fazendo todo o esforço para combater o mosquito e tratar de forma mais específica estes doentes. Então, acredito que este ano temos mais tecnologia para combater esta epidemia.”

LOC.: A Chikungunya ainda não tem cura e quem foi infectado pelo vírus reclama de muita dor, que pode se estender por meses, ou até anos. O consultor do Ministério da Saúde, Kleber Luz, fala um pouco mais sobre os sintomas da doença.

TEC./SONORA: Kleber Luz, consultor do Ministério da Saúde,

“Ela se caracteriza por uma febre alta, pode também ter manchas com coceira no corpo, os olhos podem ficar avermelhados, dor de cabeça, pode ter náuseas, vômito... mas o que marca a doença é a capacidade de comprometer as juntas. Então as articulações, tanto da coluna, como punho, joelho, tornozelo podem ficar muito inflamados, com inchaços e uma dor incapacitante.”

LOC.: E cerca de 60 por cento dos focos do mosquito são intradomiciliares, ou seja, estão dentro de casa. É o que explica o secretário de Saúde do município, Dimas Gadelha.

TEC./SONORA: Dimas Gadelha, secretário de Saúde de São Gonçalo

“A grande maioria dos focos que a gente tem observado são focos intradomiciliares. Cerca de 60% dos focos são intradomiciliares. A gente tem áreas bastante críticas, com índice de infestação alto, como Jardim Catarina, no próprio centro, Zé Garoto, Dona Yeda, Fazenda dos Mineiros... e alguns outros bairros do município também tem índice de infestação alto.”

LOC.: De acordo com o último levantamento feito no início de janeiro, São Gonçalo está em estado de alerta para a infestação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. A maioria dos focos foram encontrados em locais onde há o armazenamento de água, como explica o Coordenador de Vetores de São Gonçalo, Ademar José de Matos.

TEC./SONORA: Ademar José de Matos, coordenador de Vetores de São Gonçalo

“A predominância de depósitos encontrados com focos positivos no LIRAa são os depósitos A2. Os depósitos A2 são considerados os tanques, quer dizer, aquelas caixas d’água, as cisternas, aqueles galões que ficam acima do nível do solo. E pela inconstância de falta de água do município, há este problema.”

LOC.: Então, mobilize você também a sua família, seus amigos, colegas de trabalho para eliminar os focos do mosquito... afinal, cuidados simples e de rotina, podem salvar uma vida. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.