SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (RJ): Município faz ações para sair do estado de risco de infestação do mosquito

Segundo o Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro tem mais de 165 mil casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  Santo Antônio de Pádua é o único município do Rio De Janeiro que está em estado de risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue Zika e Chikungunya, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde. E para mudar esse cenário, está trabalhando com vários cenários para combater o transmissor, como os agentes que fazem as visitas domiciliares, a equipe que trabalha com educação em saúde, levando conhecimento até a sociedade, e também com trabalho mecânico, que ocorre aos finais de  semana, com a coleta de material em áreas com maior incidência do mosquito. Mas, o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Elton Sanches, destaca que, sozinho, o poder público não pode fazer muita coisa.
 
SONORA: Elton Sanches, superintendente de Vigilância em Saúde do município.
 
“Combater a Dengue é o dever de todos, só a equipe de combate não. A sociedade tem que estar presentes nessas ações. Porque se a visita é de 40 em 40 dias, do que adianta você entrar em uma casa eliminar os depósitos e fazer o trabalho e o morador voltar a manter esses depósitos? Se você olhar os criadouros predominantes na nossa região, são depósitos móveis que chamamos de ‘B’, que são garrafas, latas... que acumulam água com muita facilidade. Aí vem a realidade que é o vetor.”
 
LOC: Segundo o Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro tem mais de 165 mil casos de Dengue, Zika e Chikungunya.  O subsecretário de vigilância e saúde do estado, Alexandre Chieppe, confirma que o período mais crítico é o verão, por isso precisamos estar atentos, pois a estação se aproxima novamente. E para Alexandre, a grande preocupação para 2017 é a Chikungunya.
 
SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de vigilância e saúde do estado.
 
“Nós tivemos um transmissão muito elevada de Zika nesses anos, 2015 e 2016, uma persistência ainda do vírus 1 da Dengue, Então, não houve um entrada de um vírus novo aqui no Rio de Janeiro que pudesse indicar uma grande epidemia de Dengue. Por um outro lado, a gente tem a entrada do vírus Chikungunya, que já mostra uma tendência de crescimento e, possivelmente, nós vamos ter alguns municípios aqui o estado com uma transmissão muito intensa de Chikungunya. O que preocupa por conta da possibilidade de epidemia e por conta da característica da doença com dores crônicas.”
 
LOC: Não vamos deixar que o mosquito tome conta da situação. São cuidados básicos que salvam muitas vidas. Converse com a sua vizinhança sobre esse combate tão importante. O Ministério da Saúde lembra que ainda não há vacinas e remédio para a Dengue, Zika e Chikungunya. A única forma de vencer essa guerra contra o mosquito é eliminando possíveis criadouros. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.