SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO (PR): Vacinação contra HPV é baixa no município. Meninas devem ir aos postos de saúde

Apenas 20% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em Santa Cruz de Monte Castelo. Meta do município é alcançar 75% do público alvo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o papiloma vírus é o principal causador do câncer de colo do útero, que é a quarta maior causa de morte entre as mulheres do país. No Paraná, são estimados mil novos casos do câncer de colo do útero, em 2015. Para proteger a filha Tainá de Sousa, de 14 anos, contra essa doença, a agente comunitária de saúde, Édina Aparecida de Sousa, levou a menina para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV e, aponta a importância da imunização.
 
SONORA: Édina de Sousa, agente de saúde.
 
“Ela não teve nenhuma reação, nada nada. O número de casos que a gente tem de C.A de útero, de colo do útero, eu acho que é uma prevenção. É doméstico, tudo que vem de benefício vem como prevenção.”
 
REPÓRTER: Santa Cruz de Monte Castelo, vacinou apenas 20 por cento das meninas do município. A meta do ministério da Saúde é que, pelo menos, 75 por cento das jovens recebam a vacinação. A responsável pelo setor de epidemologia da cidade, Anna Carolina Gomes de Oliveira, ressalta o valor da vacina para o futuro das jovens.
 
SONORA: Ana Carolina Gomes, responsável pela epidemologia.
 
“É muito importante para prevenir o câncer de colo do útero. Como o HPV tá ligado com a evolução do câncer, algumas setas do HPV tem essa ligação. Então é importante a vacinação das adolescentes para futuramente fazer uma prevenção do câncer no geral.”

REPÓRTER: A vacinação contra o papiloma vírus é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde brasileiro, para as meninas com idades entre 11 e 13 anos. As jovens que desejam se vacinar não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para receberem a segunda dose. Basta levar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade em um dos postos de saúde de Santa Cruz de Monte Castelo.

Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.