SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO (PR): Município ainda tem doses disponíveis contra HPV

Apenas 20% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em Santa Cruz de Monte Castelo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: 30 doses da segunda etapa da imunização contra o HPV, ainda estão disponíveis na unidade de saúde de Santa Cruz de Monte Castelo. Cerca de, 20 por cento das meninas já foram vacinadas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 75 por cento das jovens. Também conhecida como PA, pela população local, a unidade de saúde funciona das sete e meia da manhã às quatro e meia da tarde. Excepcionalmente, no mês de Janeiro, o horário de funcionamento da unidade está sendo das sete da manhã à uma e meia da tarde. As famílias que têm meninas com idades entre 11 e 13 anos precisam levar as adolescentes para tomarem a segunda dose da vacina. A responsável pelo setor de epidemiologia da unidade de saúde local, Anna Carolina Gomes, convida todas as meninas para receberem a imunização contra o HPV.
 
SONORA: Responsável pelo setor de epidemiologia, Anna Carolina Gomes
 
“Olá meninas, aqui é a Anna Carolina, enfermeira de Santa Cruz de Monte Castelo. E, nós estamos esperando vocês para estarem fazendo a vacinação contra o HPV de 11 a 13 anos, aqui na unidade de saúde. É muito importante para o futuro de vocês, que vocês venham para se vacinarem.”
 
REPÓRTER: O HPV é o principal causador do câncer de colo do útero. A imunização contra esse vírus é feita em três etapas e, só é eficaz para as meninas que tomarem as três doses da vacina. A vacinação é oferecida gratuitamente na unidade de saúde. O epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, relembra o que é o HPV e aponta o principal risco do vírus.
 
SONORA: Epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Olha, o HPV é um vírus, o vírus do papiloma humano, ele é um vírus muito disseminado no mundo inteiro. Se estima que pessoas adultas, de cada 100 pessoas, 95 tiveram já um contato com o HPV. O HPV é considerado no mundo inteiro como a principal causa por alguns tipos de câncer, principalmente o câncer do colo do útero.”
 
REPÓRTER: As jovens que forem se vacinar podem procurar pelas enfermeiras Anna Carolina, Adriana ou Regiane. Lembrando que, para tomar a segunda dose não é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. As meninas que desejam se vacinar, precisam somente levar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade até a unidade. A imunização é rápida e essencial para o futuro das moças de Santa Cruz de Monte Castelo.
 
Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.