SALVADOR (BA): Comunidades vão receber “faxinaço” contra o Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os moradores de Salvador vão ter mais uma oportunidade para participar da batalha contra o Aedes aegypti. Neste sábado, o Ministério da Saúde e a Central Única das Favelas, a Cufa, vão realizar o Faxinaço Zika Zero nas comunidades do Tororó e Massurunga II. A mobilização, que vai contar com a participação do rapper MV Bill, vai reunir pessoas da própria comunidade, líderes comunitários e profissionais da saúde e da educação. Juntos, eles vão visitar residências para combater possíveis focos de mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. O secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, explica porque é importante que iniciativa aconteça nas periferias do Brasil.

SONORA: Neilton Oliveira, secretário-Executivo do Ministério da Saúde.
 
“O que nós estamos observando é que nas periferias das cidades, é muito natural. Você vai encontrar caixas d’água sem tampa, vai encontrar depósitos de água. E é nesse contexto todo que essas ações são realizadas, para dar mais visibilidade e motivar a população a fazer isso de forma mais regular”.
 
REPÓRTER: No sábado, o evento vai começar às nove e meia da manhã, na Rua Amparo do Tororó. Às duas e meia da tarde, a força-tarefa vai até o Largo do Setor J.  E não pára por aí. A ação continua no domingo, em Cosme de Farias, e também vai acontecer em outras capitais. De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, até agora, já foram confirmados 231 casos de microcefalia na Bahia. Como a má-formação cerebral pode ser causada pelo Zika, a recomendação é não deixar o mosquito nascer.Para saber mais sobre como você pode proteger a sua família e os seus vizinhos acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.