Foto: Arquivo/Senasa Argentina
Foto: Arquivo/Senasa Argentina

RS: Secretaria da Agricultura publica medidas para controle do surto de gafanhotos no estado

A publicação determina o plano de emergência para encarar os problemas relativos à praga

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul publicou, na última semana, no Diário Oficial do Estado, uma Instrução Normativa que contém medidas de defesa sanitária vegetal relacionadas à supressão e ao controle de surtos do gafanhoto migratório sul-americano no estado.

Estados do Sul se preparam para enfrentar nuvem de gafanhotos. Segundo governo "é pouco provável" que insetos entrem no Brasil

Ministério da Agricultura anuncia novas medidas de controle à nuvem de gafanhotos

A publicação determina o plano de emergência para encarar os problemas relativos à praga. Há, por exemplo, a necessidade de indicação que a comunicação dos surtos será obrigatória, assim como as estratégias de controle na conjugação de esforços entre a secretaria, entidades e o produtor rural.

A nuvem de gafanhotos voltou a se aproximar do Brasil e do Uruguai nos últimos dias e tem causado preocupação das autoridades. Especialistas afirmam que a temperatura dos últimos fins de semana na Região Sul do Brasil, favoreceu o deslocamento dos insetos.  Os gafanhotos chegaram à Argentina a partir do Paraguai, ainda no mês de maio. Atualmente, há nuvens dos insetos nos dois países, atacando lavouras nas regiões.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.