RORAIMA: Laboratório Central do estado está habilitado a diagnosticar chikungunya

Resultados saem em até sete dias 

Salvar imagem

REPÓRTER: O diagnóstico para os casos suspeitos de chikungunya deverá ficar mais rápido em Roraima. O Laboratório Central do estado, Lacen, agora está habilitado a analisar a doença transmitida pelo Aedes aegypti, também responsável pela dengue e pelo vírus Zika. Antes, os exames eram encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, o que causava demora de até um mês para a confirmação. Agora, com os exames feitos no próprio estado, o resultado estará pronto em até uma semana, agilizando as ações de combate ao mosquito. O Lacen já diagnosticava casos de dengue, e até o fim de março a expectativa é a de que também já esteja apto a detectar vírus Zika. De acordo com a diretora técnica do Laboratório Central de Roraima, Cátia Meneses, um profissional do laboratório foi treinado no Pará e se tornou um multiplicador, pessoa que repassa informações para os colegas. Equipamentos adequados para detectar a doença também foram comprados. Implantado no início do mês, o laboratório já realizou 33 sorologias para chikungunya, exames que detectam ou não a presença do vírus. Dois casos foram confirmados. Cátia Meneses relembra qual a função do laboratório no processo para de investigação.
 
SONORA: Cátia Meneses - diretora técnica
 
"É muito importante destacar para a população que o laboratório não realiza coleta. Ele apenas recebe proveniente de todos os municípios do estado, devidamente acompanhado da ficha epidemiológica." 
 
REPÓRTER: Ao sentirem os sintomas, as pessoas devem procurar a unidade saúde mais próxima para realizar os exames primários e receber as instruções para os cuidados. Roraima conta atualmente com 160 agentes de saúde e endemias. Pacaraima e Rorainópolis estão entre os municípios mais afetados pelo mosquito no estado. Para saber mais sobre dengue, chikungunya e Zika acesse combateaedes.saude.gov.br.
 
 Reportagem, Raphael Costa

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.