RIO GRANDE DO NORTE: Mais de 80 mil pessoas foram infectadas com Dengue ou Chikungunya, no estado

No Rio Grande do Norte, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Cruzeta, Florânia e Santa Cruz

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: No Rio Grande do Norte, mais de 57 mil pessoas tiveram Dengue e cerca de 24 mil foram infectadas com Chikungunya, em 2016, segundo o Ministério da Saúde. No estado, 10 cidades estão com risco de infestação do mosquito e 11 em estado de alerta de surto de Dengue, Chikungunya e Zika. Por isso, o Coordenador do Controle de Endemias do Rio Grande do Norte, Walter Luiz dos Santos, alerta para o potencial de agravamento da situação que o verão pode trazer.

TEC/SONORA: Walter Luiz dos Santos, coordenador do controle de endemias

“Nós orientamos os municípios a intensificarem as ações, só que na verdade as pessoas “baixam a guarda”. Finalzinho do ano para o início do outro é quando começam a surgir os primeiros casos. Muitas vezes pegam os municípios desprevenidos. A gente recomenda que o morador tire pelo menos um dia por semana para vistoriar sua casa. E, se não conseguir resolver sua situação, que entre em contato com o serviço de combate a dengue do seu município.”

LOC: O período mais quente chega trazendo chuvas. A combinação de calor e umidade são as condições ideias para a reprodução do mosquito. A multiplicação de focos com água parada pode provocar aumento de criadouros do mosquito. No Rio Grande do Norte, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Cruzeta, Florânia e Santa Cruz, de acordo com o Ministério da Saúde. No Nordeste, os grandes reservatórios domésticos, como caixas d'água, tanques e cisternas são onde mais se encontram as larvas do mosquito. Por isso, a população deve ficar atenta ao surgimento de larvas nestes locais. Em apenas sete dias, elas se tornam mosquitos adultos. Para o combate ao transmissor ser mais eficiente, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, convoca as escolas, as empresas e as lideranças locais para promover ações para a população entrar fortemente nessa luta.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, motivar os alunos para que, ao fim de cada aula fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem funcionários para eliminar os focos nas sedes das empresas. Depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC: Em todo o Nordeste, mais de 540 mil pessoas estão com Dengue ou Chikungunya. O Ministério da Saúde sugere que, cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar focos dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.