RIO GRANDE DO NORTE: Estado registra mais de 2.200 casos de doenças relacionadas ao Aedes

Até o momento, já são mil 918 casos confirmados de dengue, 195 de chikungunya, 79 do vírus Zika e 83 casos de microcefalia, doença relacionada ao Zika que causa malformação do cérebro e cabeça de recém-nascidos. 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti continua no Rio Grande do Norte. O estado tem cerca de dois mil e 200 casos confirmados de doenças relacionadas ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e Zika. São mil 918 casos confirmados de dengue, 195 de chikungunya, 79 do vírus Zika e 83 casos de microcefalia, doença relacionada ao Zika que causa malformação do cérebro e cabeça de recém-nascidos. Para evitar que os números de doenças transmitidas pelo Aedes aumentem, o coordenador de controle vetorial da Secretaria de Saúde do Estado, Walter dos Santos, reforça a importância da participação de todos no combate ao Aedes.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: coordenador de controle vetorial da Secretaria de Saúde do estado, Walter Luis dos Santos
 
“A Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, seguindo orientações do Ministério da Saúde, está intensificando as ações de combate ao vetor. Aquela casa em que o pessoal trabalha e não está em casa durante o dia, procure o telefone da Secretaria de Saúde do seu município e agende a visita do agente para que ele consiga adentrar e estar lhe recomendando o que deve ser feito para evitar que o mosquito se prolifere dentro de sua casa.”
 
REPÓRTER: Mais de mil e 300 agentes comunitários estão realizando visitas domiciliares nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, mas é preciso que a população continue participando do combate ao mosquito e receba os agentes de saúde nas vistorias, como explica o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
 
REPÓRTER: Ao todo, um milhão 191 mil imóveis estão sendo vistoriados em todo o estado do Rio Grande do Norte. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço:combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.