RIO GRANDE DO NORTE: Estado alerta população para procurar unidade de saúde logo nos primeiros sinais da Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Em fevereiro de 2016, a diarista Ruthe Andrade, 24 anos, começou a tossir com frequência. Em seguida, sentiu dores na região do peito. Resolveu então procurar a Unidade Básica de Saúde, localizada no Alto de São Manoel, bairro de Mossoró. Na UBS, ela foi encaminhada para realizar o exame laboratorial e diagnosticada com Tuberculose. Com o resultado positivo, a enfermeira explicou os procedimentos para a cura da doença, como explica Ruthe.

 

TEC./SONORA: Ruthe Andrade, diarista.

“Ela disse que tinha a primeira e a segunda fase e que o tratamento é realizado em seis meses e que eu tinha duas ações: ou vir para cá (UBS) dia sim e outro não, ou a agente de saúde iria levar o medicamente até minha casa, mas como eu durmo muito eu preferi vir pra cá.”

 

LOC: Durante o tratamento da Tuberculose, as unidades de saúde fazem o controle do remédio que o paciente deve tomar. O doente precisa ir até a Unidade Básica de Saúde, três vezes por semana, ou o agente de saúde vai até a casa do paciente. A coordenadora do Programa de Tuberculose do Rio Grande do Norte, Valéria Nepomuceno, faz um alerta: Quando sentir os primeiros sintomas, o paciente deve ir imediatamente até a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

 

TEC./SONORA: Valéria Nepomuceno, coordenadora do Programa de Tuberculose do Rio Grande do Norte.

“O usuário precisa entender que ele não tem que ter vergonha de apresentar a Tuberculose, até porque é uma doença comum. Ela acomete qualquer faixa etária e pode acometer em qualquer pessoa, independente da situação social. É uma questão que a gente precisa que a população tome conhecimento sobre o agravo para poder saber como lidar e lutar contra ele.”

 

LOC: Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, foram registrados, em 2016, mais de 1.300 casos de Tuberculose no estado. Desse total, 46 pessoas vieram a óbito. A capital, Natal, teve 65% dos casos e no Oeste do Estado, onde está localizado o município de Mossoró, é a segunda região que mais preocupa, com quase 200 casos registrados.

 

O tratamento da Tuberculose é gratuito. Quanto antes for diagnosticado, maior é a possibilidade de cura. Para saber mais sobre a doença e o tratamento, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.