RIO GRANDE DO NORTE: Dez municípios estão em situação de risco de infestação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Os índices de infestação predial dos municípios de Cruzeta, Florânia, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Nova Cruz, Pau dos Ferros, João Câmara, São Paulo do Potengi e Jardim do Seridó estão muito acima do que é que considerado satisfatório

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dez municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de risco para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério, os índices de infestação predial dos municípios de Cruzeta, Florânia, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Nova Cruz, Pau dos Ferros, João Câmara, São Paulo do Potengi e Jardim do Seridó estão muito acima do que é que considerado satisfatório. Segundo o secretário estadual de saúde, George Antunes, foi feita capacitação envolvendo a sociedade civil, a polícia militar e as forças armadas e também um trabalho educativo nas escolas e em lugares de grande concentração de pessoas. Mas ele lembra que para eliminar o mosquito é preciso da ajuda de toda a população.

TEC/SONORA: Secretário Estadual de Saúde, George Antunes

“As pessoas precisam se envolver, precisam entender que fazem parte deste processo, que tem a sua parcela de culpa e que tem a sua parcela de contribuição para dar uma resolução destes problemas. A população tem que se envolver. Não pode esperar que o poder público resolva tudo, nenhum poder público vai resolver tudo, porque parte do problema está dentro do domicílio, está na mãe exatamente das pessoas. Então, a palavra é envolvimento”.

LOC: O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, também enfatiza a importância de cada um fazer a sua parte.

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Nós queremos que as pessoas percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer pelo resto da vida a consequência de não ter feito este gesto”.

LOC: O principal instrumento para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya está em nossas mãos e exige um esforço simples: o cuidado permanente e contínuo em nossas casas, nos locais de trabalho, nas escolas, enfim, em todos os lugares, para que esses ambientes não se transformem em espaço para o crescimento do mosquito. A responsabilidade é de todos nós! Atitudes simples e de rotina podem salvar uma vida. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.