RIO DE JANEIRO: Menos de 2% da população fluminense doa sangue regularmente

Maioria da população do Rio de Janeiro ainda não tem hábito de doar sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Menos de 2% da população do Estado do Rio de Janeiro doa sangue regularmente. O número é positivo, porém ainda pode melhorar. Em todo o estado, aproximadamente 210.000 pessoas por ano procuram o serviço público de saúde para doar sangue, segundo dados do Hemorio. Uma delas é a servidora pública Monica Oliveira, de 56 anos. Moradora do bairro da Glória, na zona sul do Rio, ela costuma doar sangue ao menos duas vezes por ano no Hemorio. Na família, os irmãos também são doadores regulares. Apesar de ser doadora há uma década, ela acredita que a falta de informação ainda é obstáculo a ser superado.

TEC./SONORA: Monica Oliveira, servidora pública.

“Eu acho que as pessoas não sabem dos reais benefícios da doação de sangue. As pessoas não sabem que doar sangue faz bem, tanto para o doador quanto para o receptor. Então eu acho que isso deveria ser mais divulgado. É muito bom doar, você renova parte do seu sangue, você faz seu corpo trabalhar, vê que o funcionamento está bom. Muitas pessoas, eu acho, acreditam que doar sangue dá fraqueza e isso não é verdade. Acho que tem pouca informação sobre o bem que a doação de sangue faz.”

LOC.: O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, afirma que o governo estadual tem se empenhado e realizado ações para tornar a doação de sangue um processo acessível a toda população fluminense.

TEC./SONORA: Luiz Amorim, diretor do Hemorio.

“No Estado do Rio, lógico, tem vários locais de coleta, na capital e no interior. Diversos locais têm iniciativas próprias, iniciativas comuns. Uma delas é buscar cada vez mais doação descentralizada, ir onde as pessoas estão, organizar doações móveis de sangue nos clubes, nas igrejas, nos locais de trabalho, universidades. Outra linha é estimular a doação de repetição, ou seja, a gente quer que as pessoas que nunca doaram doem sangue, a gente precisa que isso aconteça, mas a gente também quer que todo mundo que doe uma vez, volte sempre.”

LOC.: O Estado do Rio de Janeiro conta com 27 pontos de coleta de sangue, sendo 13 na capital. A lista completa das unidades fixas e das unidades móveis pode ser acessada no site do Hemorio. O Hemocentro Coordenador fica localizado na Rua Frei Caneca, número 8, no centro do Rio, próximo ao Campo de Santana. O serviço de coleta funciona todos os dias das sete da manhã às seis da tarde, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para mais informações, ligue para 2332-8611. Repetindo: 2332-8611. A doação regular de sangue pode salvar muitas vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.