RIO DE JANEIRO: Febre Chikungunya terá atenção principal no estado, afirma sub-secretário de Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Sérgio Maciel, motorista do Rio de Janeiro.

“A febre foi baixa, mas as dores foram muito fortes, muito intensas.”

LOC: E foi assim que o motorista Sérgio Maciel, morador da cidade do Rio de Janeiro, descobriu que estava sofrendo com a febre Chikungunya. O carioca de 49 anos conta que recebeu o diagnóstico em julho deste ano e, desde então, sofre com dores nas articulações.

TEC/SONORA: Sérgio Maciel, motorista do Rio de Janeiro.
 
“Eu fui no hospital, fui fazendo acompanhamento, fui diagnosticado, e assim, as dores não paravam. Até hoje eu ainda sinto, cinco meses depois, eu ainda sinto dores na articulação, no pescoço.”


LOC: Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o estado do Rio de Janeiro fechou o ano de 2015 com 105 casos suspeitos da febre Chikungunya. Já em 2016, o estado registrou, até o mês de outubro, 14.601 casos. O sub-secretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, ressalta o aumento da doença e a preocupação para o ano de 2017.

TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, sub-secretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde

“A gente tem a entrada do vírus Chikungunya, que já mostra uma tendência de crescimento e possivelmente a gente vai ter alguns municípios aqui no estado do Rio de Janeiro, no que vem, com uma transmissão muito intensa do vírus Chikungunya. O que preocupa, por conta da possibilidade de epidemia e por conta das características da doença, por produção de casos crônicos.”


LOC
: Mesmo já sendo diagnosticado com Dengue anteriormente, Maciel conta que jamais sentiu algo parecido com a Chikungunya e, por isso, dá um recado para a população.

TEC/SONORA: Sérgio Maciel, motorista do Rio de Janeiro

“Eu não tenho nem parâmetros de comparação, porque eu nunca tive tanta dor em meu corpo igual a que eu tive com a febre Chikungunya. Eu falaria para a população nunca descuidar dessa precaução em relação aos focos do mosquito.”


LOC: Disse tudo, Sérgio! Ninguém merece passar por isso, gente. Vamos seguir o conselho dele e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito porque a temporada de chuvas está chegando. Saiba mais no site combateaedes.saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.