RIO DE JANEIRO: Estado é o que tem maior número de casos de Microcefalia na região sudeste

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que, dentre as quatro unidades federativas do Sudeste do país, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de casos de microcefalia, com 164 casos, quase o triplo que o segundo estado com mais casos, São Paulo, com 55. Para a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli a melhor forma de lutar contra a microcefalia é impedindo que o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya possa se proliferar. Ela dá dicas de como evitar que sejam formados criadouros do mosquito nas residências.

TEC/SONORA
: Coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde

“Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”


LOC: Neste mês de dezembro, com a chegada do verão e o aumento da quantidade de chuvas, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya aumenta. Por isso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para que a população faça de todas as sextas-feiras, um dia nacional de mobilização contra o mosquito.

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos a saúde pública do Brasil.”

LOC
: Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse o site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.