RIANÁPOLIS (GO): Mesmo com ações intensas dos agentes, moradores do município ainda deixam focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A prefeitura garante que praticamente todos os imóveis da área urbana de Rianápolis foram vistoriados em novembro pelos agentes de saúde que trabalham no combate ao mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Foram mais de 2.400 visitas, segundo a gerência de endemias do município. Mesmo assim, ainda existem moradores que não se atentaram para a gravidade do assunto. O gerente de Endemias, Vicente Rodrigues, afirma que o combate ao mosquito é um trabalho de todos.
 
TEC/SONORA: Vicente Rodrigues, gerente de endemias.
 
“A gente chega, fala, divulga, distribui panfletos, faz divulgação na rua com carro de som, explica para a pessoa o que deve fazer. Mas uma minoria parece que não tem aquela vontade de ajudar.”
 
LOC: Desses mais de dois mil imóveis visitados, em 69 foram encontrados focos do mosquito, segundo Vicente Rodrigues. Rianápolis registrou 15 casos suspeitos de Dengue e desses, três foram confirmados. O mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya se reproduz com facilidade onde há água limpa e parada. E, ele não precisa de muito espaço para isso. Uma simples tampinha de refrigerante, esquecida no quintal de casa, acumulando água da chuva, já é suficiente para a fêmea depositar os ovos. Na hora da prevenção ao mosquito, é preciso atenção a locais escondidos, como as calhas, por exemplo. Separe de dez a quinze minutos da semana para fazer uma vistoria em casa. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.