Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Resolução do Banco Central permite renegociação de financiamento agricultores familiares afetados pela seca

Ato normativa também altera regras de financiamento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Por meio de uma resolução, o Banco Central autorizou a renegociação de financiamentos com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA) para os agricultores familiares que tiveram prejuízos em decorrência de seca ou estiagem. O ato normativo também  também altera as regras para contratação das operações de crédito no âmbito do Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Segundo o Ministério da Agricultura , o PNCF é uma política pública federal que possibilita o acesso à terra e a investimentos básicos aos agricultores. 

Entre outras coisas, a nova resolução alterou o valor para investimentos básicos e produtivos, que, no âmbito do Fundo de Terras, se encontrava restrito a R$ 27,5 mil. Na nova resolução, houve o aumento desse teto, que, agora pode chegar a 50% do valor total do financiamento por beneficiário. Segundo o Banco Central, a medida visa permitir maior flexibilidade no planejamento das atividades e os investimentos necessário para viabilizar a aquisição do imóvel rural com o crédito.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.