EBC
EBC

Programa Criança Feliz se adapta para continuar atendendo famílias vulneráveis durante a pandemia

Equipes de agentes que visitam as famílias usam a tecnologia para assistir pais e responsáveis no desenvolvimento dos pequenos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O programa Criança Feliz, o maior do mundo em visitação familiar para a primeira infância, teve que se adaptar a uma nova realidade desde o início da pandemia do novo coronavírus. Como forma de manter o distanciamento social recomendado pelas autoridades em saúde, os visitadores tem na tecnologia uma aliada para continuar a atender as famílias. 

Nos últimos meses, os profissionais desenvolvem as atividades e as enviam por celular para os pais ou responsáveis aplicarem no dia-a-dia com os pequenos. As ferramentas digitais também são usadas para orientar e tirar dúvidas das famílias. 

Segundo Polyanna Loch, secretária de Assistência Social de Pacajá (PA), há uma orientação nacional para que o acompanhamento às famílias continue, mesmo que à distância, nos municípios onde a circulação é mais restrita. "A ideia é que a gente possa criar outras formas – e nisso a tecnologia tem sido essencial – que permita que essas famílias não deixem de ser assistidas, acolhidas, mesmo que remotamente."

Atendimento presencial

Há famílias que não têm celular ou acesso à internet. Nesses casos, os agentes continuam indo à casa dos assistidos, mas com todos os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19. Eles usam máscara, luva, touca e capa. Além disso, não usam o transporte público para evitar o contato com outras pessoas no trajeto até a casa das famílias.

Polyanna explica que o acompanhamento se faz ainda mais importante em meio à crise causada pelo novo coronavírus. "Nessa situação onde o estresse é muito maior e as preocupações com relação à renda, ao convívio muito intenso devido ao isolamento social, este atendimento mais do que nunca se torna essencial e prioritário", acredita.

Números do programa

Dados do Ministério da Cidadania, responsável pelo programa, apontam que cerca de 800 mil crianças e gestantes já foram acompanhadas pela iniciativa desde o seu surgimento. De acordo com o órgão, dos 4.146 municípios aptos a participarem do programa, 2.933 já aderiram. Isso representa uma cobertura de 70% dos municípios possíveis no Brasil. 

Arte: Brasil 61

Alvo

O programa Criança Feliz atende a gestantes, crianças de até três anos inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e de até seis anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

O projeto visa promover o desenvolvimento das crianças, levando em conta a família e o contexto de vida, de acordo com o governo. As ações da iniciativa integram as áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. 
 
Para aderir ao programa, o município deve ter, pelo menos, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras.) e, no mínimo, 140 pessoas que façam parte do público alvo descrito acima. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.