PREVIDÊNCIA: Aprovação da reforma vai evitar aumento de impostos, diz deputado sul-mato-grossense

Atualmente, o texto da reforma da Previdência espera para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Diante dos episódios de denúncias envolvendo o presidente da República, Michel Temer, e das discussões sobre outros projetos que tramitam no Congresso Nacional, o andamento da reforma da Previdência acabou parado na Câmara. Mas agora, a partir dos primeiros dias de agosto, os parlamentares pretendem voltar a tratar do assunto.

E isso interessa diretamente à população do Mato Grosso do Sul, já que o estado está com um déficit no setor superior a 6,5%. A informação consta em um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, que analisou as aposentadorias período entre 2006 e 2015.

Para o deputado Federal pelo PMDB sul-mato-grossense, Carlos Marun, a reforma precisa ser aprovada para evitar que medidas polêmicas voltem a ser tomadas pelo governo, como o aumento de impostos, por exemplo.

TEC./SONORA: Carlos Marun, deputado Federal (PMDB-MS)

“O necessário é retomarmos o esforço concentrado de todos, no sentido de que venhamos aprovar uma necessária reforma na nossa previdência. Até para que não tenhamos que tomar decisões difíceis, como a que foi tomada na semana passada.”

LOC.: De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no futuro, os investimentos em áreas fundamentais para a população vão depender de mudanças no setor previdenciário.

TEC./SONORA: Henrique Meirelles, ministro da Fazenda

“A necessidade de financiamento da seguridade social aumentou 92 bilhões de reais, apenas em 2016. Portanto, para que possamos continuar, de fato, investindo em saúde e educação, nós precisamos estabilizar a despesa da Previdência .”

LOC.: Atualmente, o texto da reforma da Previdência espera para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados. Se for aprovado, segue para discussão no Senado Federal.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.