PRANCHITA (PR): Ações ajudam no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Ações são divulgadas por meio de panfletos, mensagens nas emissoras de rádio e distribuição de cartazes informativos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem


LOC:
O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não está para brincadeira. Pranchita teve 57 notificações de vítimas do mosquito, apenas neste ano. Por isso, é bom lembrar que as águas das chuvas acumuladas nas calhas entupidas, em objetos no quintal, nos vasos de plantas, nos terrenos baldios, no meio dos entulhos, são criadouros onde o mosquito coloca seus ovos. Para combater isso, a Secretaria de Saúde de Pranchita tem feito ações para conscientizar a população por meio de panfletos, mensagens nas emissoras de rádio e distribuição de cartazes informativos. A Secretária de Saúde, de Pranchita, Marilene Manfrin, conta que, os agentes de Saúde estão visitando todas as casas da cidade com objetivo de identificar possíveis focos e ensinar os moradores a se defenderem do mosquito.

TEC/SONORA: Marilene Manfrin, secretária de Saúde de Pranchita

“A conscientização realizada por meio dos agentes comunitários de Saúde que visitam 100% das casas. Eles fazem tanto a abordagem verbal quanto distribuição de folders e folhetos explicativos, entrando nas residências. Fazem também nas ações de rua. E são justamente essas ações que a gente realiza tanto nas escolas. Também é feito comunicado nas igrejas. É feito também para os grupos de idosos e de mulheres. E a população tem feito a parte dela.”

LOC: Ouviu aí o que Marilene disse? A população tem dado um retorno muito bom para esse combate tão importante. E temos que continuar assim. O Verão está próximo e é nesta estação que o mosquito mais se prolifera. Todo cuidado é pouco. A estudante, Juliana Lima, teve Dengue por um descuido do vizinho. E olha, ela prefere nem lembrar o quê passou.

TEC/SONORA: Juliana Lima, estudante

“Era o dia todo com dor no corpo, muita dor de cabeça. Muita dor no corpo inteiro, em todos os ossos. Sentia muito cansaço, porque eu trabalho em uma creche, trabalho com crianças. Aí, eu sentia muita coceira. Era coceira que eu não aguentava. Só na palma da mão e na sola do pé. Agora, eu uso repelente. Eu não consigo ficar sem repelente por medo de pegar Dengue. Então, eu aconselho cuidar, porque não é fácil. Agora, qualquer mosquitinho eu já fico com medo de pegar de novo.”

LOC: A Juliana, além de usar repelente, tem todo o cuidado em casa para eliminar possíveis focos que possam ser criadouros do mosquito. Além disso, o Ministério da Saúde sugere a utilização de roupas mais compridas durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos. O uso de mosquiteiros nas camas também pode oferecer proteção para bebês, pessoas acamadas e trabalhadores que necessitem dormir de dia para trabalhar a noite. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.

 

 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.