PORTO FERREIRA (SP): Apenas 15% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Porto Ferreira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Poucas meninas entre 11 e 13 anos, de Porto Ferreira, procuraram os postos de saúde da cidade para receber a segunda dose da vacina contra o HPV. Apenas 15 por cento das jovens do município foram vacinadas, número bem inferior aos 75 por cento estabelecidos como meta pelo ministério da Saúde. Muitos pais e jovens têm medo de supostos efeitos colaterais causados pela vacinação como paralisia e desmaio. Porém, o ministério garante que a imunização é segura e podem ocorrer apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. O secretário de vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que, a oportunidade de garantir um futuro com saúde não pode ser desperdiçada pelas jovens.
 
SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
 
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que, as meninas que tomaram a primeira dose tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois, ela toma o reforço e, as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: A jovem que tomou a primeira dose deve tomar a segunda e a terceira para ficar imunizada do vírus HPV.  De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer, o estado de São Paulo deve ter mais de mil e 800 novos casos de câncer do colo do útero em 2015. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ressalta a importância das meninas tomarem todas as vacinas para evitar o vírus.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
“É importantíssimo que, as meninas tomem o esquema completo com três doses porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave.”
 
REPÓRTER: As adolescentes de Porto Ferreira podem tomar a vacina nos 10 postos de saúde do município. Os locais funcionam de segunda a sexta, das oito da manhã às cinco horas da tarde. As meninas entre 11 e 13 anos não precisam da autorização dos pais para se imunizar. Basta levar a caderneta de vacinação ou um documento com identificação. A cidade Pirassununga, que fica próxima a Porto Ferreira, também não conseguiu atingir a meta de vacinação da segunda dose. Apenas 37 por cento do público alvo da campanha recebeu a vacina.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.