PORTO ALEGRE (RS): Região Metropolitana concentra a maior parte dos casos de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Região Metropolitana de Porto Alegre concentra a maioria dos casos de Tuberculose no Rio Grande do Sul. Entre as dez cidades com mais casos, apenas uma delas não fica nos arredores da capital gaúcha.


A maior incidência de Tuberculose está em Alvorada. Lá, foram registrados 91 casos a cada 100 mil habitantes, um número três vezes maior do que a média nacional.
Com esse cenário, as prefeituras passaram a investir em melhores estruturas para diagnosticar a doença, mas o Sanatório Partenon, em Porto Alegre, continua sendo indicado em casos de bactérias multirresistentes. É o que explica a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Alvorada, Élida Larronda.

TEC/SONORA: Élida Larronda, coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Alvorada.


“O paciente que está multirresistente, o tratamento dele é no Sanatório Partenon, que é o nosso hospital de referência. Eu, aqui no município, compro as passagens e dou para o meu paciente ir para Porto Alegre tratar. E nem todos os municípios têm essa disponibilidade de ceder para o paciente ir para Porto Alegre fazer o tratamento, a bactéria fica resistente e é uma facilidade a mais para o abandono.”

LOC: O cabeleireiro Cláudio Moraes, 35 anos, chegou a desistir do tratamento, depois de ser diagnosticado com Tuberculose. Ele precisou ser convencido pela família da necessidade de seguir as orientações médicas e agora está determinado a fazer o possível para que o tratamento funcione. Há dois meses, ele está se tratando em Porto Alegre.

TEC/SONORA: Cláudio Moraes, cabeleireiro.


“Minha mãe e minha irmã, quando me viam, falavam ‘procura o médico, meu filho. Não fica assim’ e eu me arrastando, com vômito e ruim. De começo, eu não dei bola, não estava nem aí. Mas aí nessa segunda vez eu vi que é necessário cumprir os seis meses, porque eu já estava me vendo morto. Como eu já tive a experiência de vir e fazer a burrice de ir embora, dessa vez nós viemos para ficar.”

LOC: Em caso de tosse por mais de três semanas é preciso procurar uma unidade de saúde. Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas em saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.