Data de publicação: 09 de Março de 2016, 16:59h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: 341 escolas públicas da cidade de Porto Alegre participam da Semana da Saúde na Escola com combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Em todo o do Rio Grande do Sul, 548 mil estudantes, em mais de duas mil e 600 escolas de 263 municípios, estão envolvidos. Os estudantes vão ter atividades com as equipes de saúde da Atenção Básica e com coordenadores da campanha de combate ao inseto da capital, com objetivo de aprender a identificar e exterminar possíveis criadouros do mosquito. A diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Adriana Guedes, diz que os estudantes são necessários na mobilização do combate ao Aedes, na cidade.
SONORA: diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Adriana Guedes.
“Eles que vão repassar para as famílias o que eles aprenderam na escola. Eles vão ser as peças fundamentais para o esclarecimento e para a mobilização da comunidade. Através daquilo que eles têm na escola, eles podem atuar nas suas comunidades.”
REPÓRTER: Ao todo, cerca de 65 mil estudantes de Porto Alegre devem participar da Semana da Saúde na Escola com combate ao Aedes. A Coordenadora do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, Michele Lessa, explica que, as informações repassadas em sala de aula vão ser levadas pelos estudantes e toda a família vai poder também combater o mosquito, em casa.
SONORA: Michele Lessa, Coordenadora do Programa Saúde na Escola
“Sem dúvidas, os escolares têm um grande potencial em influenciar as famílias, em trabalhar a promoção da saúde junto às famílias. Então, este ano, estaremos trabalhando tanto a parte de mobilizar para a retirada de espaços de criação do Aedes das casas, quanto para a orientação mesmo, das crianças e dos seus familiares na prevenção do Aedes aegypti.”
REPÓRTER: Nas ruas de Porto Alegre, mais de 800 agentes estão combatendo o Aedes. Os bairros com grande infestação do mosquito são: Nova, Aberta dos Morros e Rubem Berta. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Em todo país, mais de 188 mil escolas de Educação Básica, 63 universidades federais e 40 institutos Federais e de Educação Técnica estão mobilizados contra o Aedes, segundo o Ministério da Educação. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br.
Reportagem, Ana Freire
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev