POLÍTICA: Mesmo com possível inelegibilidade de candidatura, Lula inicia caravana eleitoral pelo Nordeste

Salvar imagem

Cruz das Almas e São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, recebem nesta sexta-feira (18) a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista organizou uma caravana que vai passar por 28 municípios do Nordeste nos próximos 20 dias e iniciou de vez a campanha para as eleições de 2018, ainda que sua candidatura não esteja totalmente assegurada. A viagem de Lula pelo Nordeste está prevista para terminar em 5 de setembro.

O trajeto, porém, é alvo de críticas de políticos e especialistas. Por conta disso, inclusive, alguns atos e homenagens foram cancelados. É o caso, por exemplo, do título de doutor honoris causa, que Lula receberia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no dia 26 de agosto. A condecoração não vai mais acontecer por falta de tempo para organizar a solenidade, de acordo com a reitora Margareth Diniz.

Outra homenagem, o título de cidadão de João Pessoa (PB), que foi proposto inicialmente em 1997, também causa polêmica. Como forma de protesto, a mesa diretora da Câmara municipal não estará presente na solenidade. Mesmo que a viagem pelo Nordeste tenha a função de ganhar votos, o ex-presidente pode não concorrer nas próximas eleições.

Em 12 de julho, Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um processo que envolve o caso da compra e reforma de um triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. Na mesma decisão, o juiz Sergio Moro determinou que o ex-presidente não exercesse cargos públicos por 19 anos. Contudo, o petista só ficará inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa se a condenação for mantida em segunda instância.

Reportagem, Tácido Rodrigues
 


 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.