PLANALTINA (GO): Ações e apoio da população ajudam no combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Segundo dados da prefeitura, só neste ano, foram registrados 370 casos das três doenças. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  As autoridades de saúde de Planaltina de Goiás estão buscando mobilizar a população para fortalecer o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. E não é à toa. Segundo dados da prefeitura, só neste ano, foram registrados 370 casos das três doenças. Outro levantamento, este do Ministério da Saúde, coloca a cidade em situação de alerta de infestação pelo mosquito.Para reverter o quadro, a prefeitura tem a intenção de sensibilizar todos os moradores da cidade para que atuem dentro de casa, eliminando focos do mosquito.
Uma dessas ações de sensibilização ocorreu no último dia dois, no Dia Nacional de Combate ao Mosquito. Em Planaltina, a mobilização ocorreu em um dos setores que mais registram notificações de doenças na cidade, o norte. Os agentes de saúde passaram de casa em casa e em uma das quatro escolas do setor, para orientar e chamar a atenção de jovens e adultos.O Educador em Saúde, Miguel Rodrigues, participou e dá mais detalhes de como foi a ação.
 
SONORA: Miguel Rodrigues, Educador em Saúde.

“Nós fizemos um trabalho na escola, levamos até uma pessoa fantasiada de mosquito pra passar juntamente com uma soldada do bombeiro. Onde ela passou orientações e esse personagem também iria interagindo com as crianças pra despertar esse interesse. E passamos com o carro de bombeiros chamando a atenção da população pra levantarem e verem que é um trabalho sério e aderirem o movimento.”
 
LOC:  Mesmo com a situação de alerta de infestação do mosquito, Miguel Rodrigues, avalia que, a população tem respondido bem à mobilização.
 
SONORA: Miguel Rodrigues, educador em saúde.
 
“A população vem se preocupando mais. E, nos procura, liga no nosso telefone até, para solicitar uma inspeção quando percebe que tem tempo que o agente não faz a visita.”
 
LOC:  Miguel Rodrigues ressalta que é importante que, o combate ao mosquito seja feito todos os dias e aproveitando que a população esteja mais atenta, faz um pedido: 
 
TEC/SONORA: Miguel Rodrigues, educador em saúde.

“Uma colaboração cada vez melhor da população. Porque 90% do trabalho de controle de vetores dependem da ação da população. Eu creio que 10% representam as instituições. Porque o transmissor só vai se desenvolver em uma casa se o morador deixar, se permitir. Se cada morador fizer sua parte direitinho, colaborar, nós vamos ter um índice baixo de infestação de mosquito transmissor e vetores. E, com isso, nós teremos uma baixa quantidade da doença.”
 
LOC: Limpe a sua casa. Recolha lixo e objetos que podem acumular água. Tampe bem caixas d’água e outros reservatórios. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.