PIRAPETINGA (MG): Município fará busca ativa de jovens para vacinação contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: As equipes de saúde de Pirapetinga estão mobilizadas para aplicar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Virus Humano, o HPV, em meninas e adolescentes com idades entre 9 e 11 anos. Esse é o grupo prioritário adotado pelo Ministério da Saúde neste ano. Mas as garotas de 12 e 13 anos também podem receber as doses da vacina. Esse esforço é para cumprir o grande desafio de bater meta estipulada pelo Ministério de vacinar 80% das jovens e superar a baixa cobertura vacinal de apenas 17 por cento, registrada na primeira etapa da vacinação. Para isso, o município adota uma série de medidas. De acordo com a coordenadora da atenção básica de Pirapetinga, Liliane Oliveira Pacheco, uma delas é buscar parceria com escolas. Além disso, a gestora informa que a aplicação das doses irá além dos postos de saúde.
 
TEC: Coordenadora da atenção básica do município de Pirapetinga.
 “Nós estamos programando primeiro uma nova reunião com os responsáveis pelas meninas e fazer um dia D de vacinação aqui no município, provavelmente deverá ocorrer num sábado e dependendo da cobertura vacinal nesse dia D, em conjunto com a estratégia de Saúde da Família, nós vamos fazer a busca ativa dessas meninas nas suas residências, uma vacinação casa a casa.”
 
LOC: Quando o agente comunitário de saúde fizer visitas domiciliais é só falar que quer vacinar, recomenda Liliane Oliveira Pacheco. Essa atitude de ir à porta das famílias foi uma solução que Pirapetinga achou para alcançar aquelas pessoas que não têm disponibilidade de ir ao posto de saúde e também para aumentar o índice de vacinação no município. A coordenadora da atenção básica explica mais a importância da vacinação e essa estratégia do município.
 
TEC: Coordenadora da atenção básica do município de Pirapetinga.
 “A vacina é de graça, fica a disposição, não tem contra indicação, nenhum efeito colateral, efeito adverso da vacina, só uma reação local de curta duração e que é um direito das meninas a partir dos 9 anos de idade a prevenção do câncer de colo de útero. É uma coisa que está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde sem ônus nenhum para os responsáveis. Essa vacina é de graça e está aqui a disposição basta vir e se não quiser vir, entra em contato com um dos agentes comunitários de saúde da sua área que nós vamos levar a vacina em casa, a menina vai ser vacinada em casa”.
 
LOC: Em Pirapetinga, há quatro Unidades Básicas de Saúde da Família e um posto de vacinação, localizado no centro do município, na Rua Martins Peixoto, ao lado do Hospital Municipal. Essas unidades funcionam das sete horas da manhã até às quatro da tarde. Com todas essas possibilidades de vacinação, o município espera até mesmo passar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar 80% das meninas, como conta Liliane Oliveira, coordenadora da atenção básica de Pirapetinga.
 
TEC: Coordenadora da atenção básica do município de Pirapetinga.
 “A nossa expectativa é que agora a gente vacine o que for pactuada. Atingir pelo menos 95% de meninas nessa faixa etária. Tanto com a primeira dose quanto com a segunda dose”.
 

 

LOC: A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.