PIRAÍ (RJ): Nove mil casas devem ser vistoriadas no combate ao Aedes, até final de abril

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para acabar com o Aedes aegypti, Piraí conta com ajuda diária de agentes de saúde e endemias. São 86 profissionais de combate ao mosquito que, até o final do mês de abril, pretendem visitar todas as nove mil casas que existem na zona urbana da cidade. Os profissionais visitam os lares dos moradores para orientar e ajudar a eliminar recipientes com água parada e que, por isso, podem ser focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Mas para que o trabalho seja bem-sucedido é importante que população colabore e abra as portas para a visita dos agentes, como pede a coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Piraí, Keyla Libaneo.
 
SONORA: Keyla Libaneo, coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Piraí
 
“População de Piraí. Não adianta apenas matar o mosquito. Não podemos deixar ele nascer. E isso depende de nós, serviços públicos e sociedade. Então abra sua porta para os agentes comunitários e agentes de endemias fazer a orientação necessária pra gente conseguir controlar esse vetor no município”.
 
REPÓRTER: De acordo com a Secretaria de Saúde de Piraíem março, 77% dos imóveis tiveram a visita dos agentes. Apesar disso, 600 casos de dengue e 124 casos de Zika estão sendo investigados na cidade. É importante lembrar que o vírus Zika pode estar relacionado ao nascimento de bebês com microcefalia, que atrapalha o desenvolvimento do cérebro e não tem cura. Por isso, a recomendação é que cada família reserve 15 minutos, por semana, para fazer uma limpeza e evitar a criação de focos do mosquito dentro de casa. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, comenta sobre a necessidade de combater o Aedes.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 “Em todo o lugar é preocupante a existência das doenças transmitidas por esse mosquito. Então no Brasil inteiro nós temos que combater os focos do mosquito Aedes aegypti, porque essa é a principal prevenção contra dengue, contra Zika e contra chikungunya”.
 
REPÓRTER: Se você mora em Piraí e conhece algum lugar que pode ser foco do mosquito, basta fazer uma denúncia e ligar para a Divisão de Vigilância em Saúde. O número é: 2411 9319. Mais informações sobre o Aedes aegypti e as doenças que ele transmite podem ser encontradas na internet, no sitecombateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.