PIAUÍ: Municípios do estado vão receber R$ 2,6 milhões de recurso adicional para combate ao mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os municípios do Piauí vão receber mais de dois milhões e meio de reais extras do Ministério da Saúde. O objetivo é intensificar as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, neste Verão. O Investimento será liberado em duas parcelas, sendo que a segunda prestação está condicionada ao cumprimento de alguns critérios. Para receber os valores, os municípios devem fazer o levantamento que mede a infestação do mosquito. As informações desse levantamento devem ser repassadas às secretarias estaduais de Saúde, que farão o envio ao ministério. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, fala sobre a importância da liberação do recurso extra para as ações de prevenção e controle do mosquito.


TEC./SONORA:
Ricardo Barros, ministro da Saúde

“Estamos liberando recursos que já foram publicados no Diário Oficial, e estarão disponíveis para o estado para o custeio permanente. Enquanto os serviços estiverem funcionando, estes recursos estarão disponíveis. E nós temos feito essa parceria para que os recursos cheguem, de fato, na ponta”.

LOC.: Em 2016, de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí, o número de casos Dengue no estado caiu mais de 32 por cento em relação ao número registrado em 2015. De janeiro a dezembro foram 5.219 casos, enquanto em 2015 havia sido 7.714. O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa atribui a redução ao esforço conjunto entre estado, municípios e sociedade que conseguiram acompanhar e monitorar devidamente os domicílios. Francisco pede para que em 2017 a população continue lutando contra o mosquito.

TEC./ SONORA: Francisco Costa, Secretário Estadual de Saúde
“Que continue essa vigilância necessária no combate ao mosquito Aedes aegypti. Somente com a ajuda da sociedade e o envolvimento do Poder Público é que juntos conseguiremos vencer essa tão necessária batalha”.

LOC.: A população do Piauí pode comemorar a redução nos casos de Dengue, mas precisa ficar atenta com as outras doenças transmitidas pelo mosquito. Ao contrario da Dengue, oregistro de casos de Zika e Chikungunya no estado cresceu. Em 2015 foram seis casos de Zika e 15 de Chikungunya, já em 2016 os números chegaram a 224 de Zika e 2.069 de Chikungunya.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.