PERNAMBUCO: Mais de um milhão de casas devem ser vistoriadas no combate ao Aedes

Agentes comunitários de saúde e de endemias, com ajuda de militares das Forças Armadas, Bombeiros e Defesa Civil, estão combatendo o Aedes aegypti em 134 cidades de Pernambuco.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

REPÓRTER: Agentes comunitários de saúde e de endemias, com ajuda de militares das Forças Armadas, Bombeiros e Defesa Civil, estão combatendo o Aedes aegypti em 134 cidades de Pernambuco. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de combater e destruir os criadouros do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e o Zika. A meta dos agentes é vistoriar mais de um milhão de residências em todo estado, mas as ações só vão ter eficácia se os moradores facilitarem a entrada dos profissionais nas residências. O professor, Carlos Fernando de Sousa, mora em Olinda, um dos municípios com maior número de infestações pelo Aedes agepypti em Pernambuco. Carlos Fernando conta que gostou muito da visita que recebeu dos agentes comunitários de saúde e reforça que já passou a diante, as informações que recebeu dos agentes de saúde.  

SONORA: professor, Carlos Fernando de Sousa

“Olhou tudo achei muito bom, muito importante. Ele me deu a dica sobre a Zica. aí eu estou sempre olhando agora. Eu gostei muito das informações. Eu como professor, já passei repassei para muita gente. Para mim mesmo eu dou nota mil. Me tiraram as dúvidas.”

REPÓRTER: Além de Paulista, a capital Recife e o município de Olinda, estão entre as localidades com grande infestação do Aedes aegypti, em Pernambuco. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde. José Pedro da Silva mora em Paulista. Ele é aposentado e sempre reserva um tempo diariamente para cuidar de sua casa. Ele conta que gosta muita das visitas que são periódicas e que sempre conversa com os vizinhos para mobilizar outras pessoas no combate ao Aedes.

SONORA: aposentado, José Pedro da Silva

“Agente comunitário é nota dez, quase mensalmente. Eles olharam a caixa d’água. Todo dia eu lavo com água sanitária. Passaram que deve evitar até tampinhas de refrigerantes. Toda espécie de reservatório que possa acumular as larvas. O vizinho, eu me comunico muito com ele e com o outro também, lado direito e do lado esquerdo. Quando a gente se comunica aí torna-se melhor ainda.” 

 

REPÓRTER: De acordo com o último boletim epidemiológico de microcefalia divulgado pelo Ministério da Saúde, cerca de 1.200 casos da doença, relacionada ao vírus Zica vírus, estão sendo investigados em Pernambuco. O gerente do centro de vigilância ambiental de Olinda, Pernambuco, Eldes de Farias Coutinho, pede aos moradores facilitem a entrada dos agentes nas residências.

SONORA: gerente do centro de vigilância ambiental de Olinda (PE), Eldes de Farias Coutinho

“Convoco todos os moradores de Pernambuco para permitirem que todos os agentes de combate de endemias, adentre nas residências a procura de focos, fazer a forma mais viável de exterminar o mosquito Aedes, que provoca três viroses. 90% dos focos estão dentro das residências. Estamos numa situação de epidemia e a melhor forma de combater o mosquito é localizando os focos, exterminando os focos.”

REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça.  O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que o combate ao Aedes dever ser rotineiro e não pode parar.

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.