PEDRINHAS (SE): Ministério da Saúde pede prioridade no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no país. O inseto é o transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya. Pedrinhas foi um dos municípios eleitos como prioritários, pelo governo federal, para reforçar as ações de combate, devido ao risco de infestação do mosquito. Desde o início do ano, foram notificados 7 casos da febre chikungunya e 14 por dengue. As informações do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde também indicam um caso de microcefalia confirmado e mais um aguardando resultado laboratorial. Para tentar conter o avanço das doenças na cidade, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra algumas medidas que podem ajudar a eliminar o mosquito.
 
SONORA Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
Historicamente, estamos passando pelo mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para eliminação dos criadouros do mosquito. Não se esqueça também de fazer a sua parte: reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
REPÓRTER: Além de fazer a sua parte em casa, ou no seu local de trabalho, é importante denunciar os possíveis focos do mosquito à Ouvidoria da Saúde pelo número 155. Para obter dicas de como evitar o Aedes e conhecer melhor as doenças que ele transmite, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, William Nascimento
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.