PARANATINGA (MT): Sala de situação elabora estratégias para combate ao Aedes no município

 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, Paranatinga já estruturou uma sala para monitorar e organizar ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Além da secretaria Saúde, as secretarias de Obras, Educação e Cultura, Meio Ambiente e Agricultura participam da Sala de Controle de Enfrentamento à Dengue. Os gestores públicos se reúnem para discutir medidas e elaborar estratégias de prevenção e enfrentamento ao mosquito. A coordenadora da sala, Lucia Correa, fala que a parceira entre as secretarias é fundamental para alcançar resultados positivos.
 
SONORA: Lucia Correa, coordenadora da Sala de Controle de Enfrentamento à Dengue de Paranatinga
 
“A sala foi criada para orientar, acompanhar e auxiliar no que for necessário. Nós trabalhamos em parceria. Se não fosse esse trabalho conjunto, nós não conseguiríamos chegar ao resultado que temos hoje. Então, eu acho de extrema importância. A sala chegou para somar uma rotina diferenciada”.
 
REPÓRTER: Parantinga tem mais de 70 casos suspeitos de dengue, chikungunya e Zika. Mesmo com as ações para eliminar o Aedes aegypti, a população não pode deixar de fazer a sua parte, como reforça o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa Zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada”.
 
REPÓRTER: É preciso apenas 15 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito e deixar sua família segura. Faça a sua parte. Peça a visita dos agentes em casas fechadas ou em terrenos abandonados, pelo WhatsApp da prefeitura. O número é 9920-7058.
 
Saiba mais sobre dengue,chikungunya e Zika no site do Ministério da Saúde. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.