PARAÍBA: População deve ficar alerta para o combate ao mosquito transmissor de doenças

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde da Paraíba, no período de 03 de janeiro a 11 de março de 2017, registrou a notificação de 454 casos de Dengue, 250 de Chikungnya e 25 casos de Zika. Os números são bem inferiores aos registrados nos boletins divulgados no mesmo período do ano passado, que mostram, por exemplo, mais de vinte mil casos notificados de Dengue.

A Secretaria de Saúde acredita que um dos fatores para a diminuição é o intenso trabalho realizado pelos agentes de saúde e a participação decisiva da população. O Chefe do núcleo de fatores biológicos, Luiz Almeida, alerta, no entanto, que o trabalho não pode parar.

TEC/SONORA: Luiz Almeida, Chefe do Núcleo de Fatores Biológicos da Secretaria de Saúde da Paraíba

“As notificações deste ano estão inferiores ao mesmo período do ano passado. Contudo, a gente tem reforçado junto aos técnicos da importância de manter de forma continuada as ações. Não se conformar ou relaxar por conta de estarmos com situação da notificação da doença baixa. Uma vez que foi identificado o vírus aqui no nosso território nós poderemos vir a ter surtos e até epidemias”.

LOC: Ivânia Berto é uma agente de saúde e visita regularmente as residências na região do Altiplano, bairro de João Pessoa. Ela ensina aos moradores como evitar o foco do mosquito dentro de casa.

TEC/SONORA: Ivânia Berto, agente de Saúde de João Pessoa

“Se tiver algum depósito que me chama atenção que tenha água, alguma plantinha com água que tem aqueles pratos, eu vou pedir para você colocar terra. Se for um tambor com água eu vou pedir para tampar bem direitinho para não dar nenhuma brechinha para o mosquito ir ali por os ovos dele. E eliminar qualquer depósito que seja criador de mosquito”.

LOC: A Secretaria de Saúde também alerta para que a população colabore evitando água parada, acúmulo de lixo e deve informar qualquer suspeita de criadouros do mosquito. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.