PARÁ: Estado registra duas mortes por Chikungunya em 2017. Secretaria Estadual está em alerta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dados da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, divulgado no dia 21 de março deste ano, mostram números preocupantes em relação à Chikungunya no estado. Foram confirmados 1.073 casos do vírus e o município que mais preocupa a Secretaria de Saúde do Estado é Xinguara, onde houve um surto da doença.
Para amenizar a situação de risco do município, com 43 mil habitantes, localizado no Oeste do Estado, a Secretaria mobilizou uma força-tarefa no combate ao vírus transmissor, como explica a técnica da Coordenação Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria, Heloísa Porto.

TEC/SONORA: Heloísa Porto, técnica da Coordenação Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde.

“Tivemos um surto no município de Xinguara, onde foram mobilizadas várias equipes do estado e do município para amenizar a situação. E hoje já se encontra controlada. Nós tivemos óbitos relacionados à Chikungunya no município de Xinguara, com dois óbitos confirmados.”

LOC: Além da Chikungunya, o estado também registrou 1.067 casos confirmados de Dengue e 83 casos confirmados de Zika, a técnica de Coordenação Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya da Sespa, Heloísa Porto, conta que quinzenalmente é realizado uma reunião para discutir as ações no estado.

TEC/SONORA: Heloísa Porto, técnica da Coordenação Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya da Sespa.

“Fizemos campanhas no estado de Combate junto com as Forças-Armadas e Defesa Civil, secretaria de Educação e secretarias municipais e outras secretarias envolvidas. Nós temos uma sala da coordenação estadual onde a gente se encontra quinzenalmente para discutir essas ações com envolvimento da secretaria de Educação e outros órgãos, mas principalmente com as Forças-Armadas, Educação e Defesa Civil”.

LOC: O Estado possui um e-mail e um telefone em que a Coordenação de Controle da Dengue tiram dúvidas sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, pelo e-mail denguesespa@gmail.com ou pelo telefone 4006-4820. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.