PARÁ: Estado alerta para surto de Chikungnya em Xinguara

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo informações da Secretaria de Saúde do Pará, são preocupantes os números suspeitos de Chikungunya no estado. O município que mais preocupa é Xinguara, onde houve um surto da doença e óbitos, de acordo com relato da técnica da Coordenação Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde, Heloísa Porto.

TEC/SONORA: Heloísa Porto, Coordenadora Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde.

“Nós tivemos até a décima segunda semana de 2017, 3.036 casos já notificados e 1.073 casos confirmados. Nós tivemos um aumento de casos de Chikungunya. Tivemos um surto no município de Xinguara onde foram mobilizadas várias equipes do estado,  do município e regional e hoje a situação já se encontra controlada. Mas nós tivemos inclusive óbitos.”

LOC: A Coordenadora de Combate a Endemias de Xinguara, Cristiane Araújo, afirma que já existe uma intensificação para combater a doença no município. Mas os principais focos continuam dentro das casas das pessoas.

TEC/SONORA: Cristiane Araújo, coordenadora de Combates a Endemias de Xinguara.

“Nós fizemos campanha de intensificação de limpeza de bairro onde foi decretado estado de emergência. Foram visitados todos os domicílios, com coleta de lixo intensa. Com 35 agentes, número superior a necessidade que o município tem pelo tamanho e pelo número de imóveis.  E nós estamos intensificado a questão da educação e saúde, da responsabilidade de cada um, porque os focos, que são encontrados, estão nas residências das pessoas”.

LOC: A Secretaria de Saúde do estado monitora os 144 municípios que receberam o incentivo do Ministério da Saúde para vigilância, prevenção e controle da Dengue, Chikungnya e Zika, e tem distribuído às prefeituras inseticidas para o controle.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.