NUTRIÇÃO: Cuiabá é uma das capitais brasileiras que menos consumem frutas e hortaliças

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, é a capital da região Centro-Oeste que menos consome frutas e hortaliças. Os dados são do Vigitel - pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, apenas 20 por cento da população de Cuiabá consomem 400 gramas ou mais desses alimentos diariamente, o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. A nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Belo Horizonte, Milene Cristina, conta que quem não consome frutas e hortaliças pode desenvolver algumas complicações para a saúde.
 
SONORA: nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Belo Horizonte - Milene Cristina
 
“Quando a gente não consome, as consequências podem ser diversas carências, como falta de vitamina C, que é uma vitamina muito encontrada nas frutas e que desenvolve uma doença chamada escorbuto, que é uma doença, embora seja mais difícil de acontecer. Mas, realmente uma população que não faz o consumo de frutas e hortaliças podem desenvolver. Além disso, anemias, que seria pela deficiência de ferro, mas as hortaliças contribuem sim para fonte de ferro na nossa alimentação.”
 
REPÓRTER: A servidora pública, Maêva Alves, sabe bem disso. Ela conta que consome frutas e hortaliças desde criança.
 
SONORA: servidora pública – Maêva Alves
 
“Eu gosto muito. Adoro frutas, adoro hortaliças, também, porque desde criança minha mãe sempre incentivou a gente a se alimentar com frutas com hortaliças, sempre serviu isso nas nossas refeições. E porque, é uma forma natural de você saciar a fome, é mais saudável e que também fornece todo tipo de proteína, vitamina para o corpo humano. Acho que é importante para o ser humano.”
 
 
REPÓRTER: Para aquelas pessoas que ainda não têm o hábito de comer frutas e hortaliças, a nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Belo Horizonte, Milene Cristina, dá dicas de como introduzir esses alimentos na alimentação.
 
SONORA: nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Belo Horizonte - Milene Cristina
 
“Pode colocar na forma de sucos. Só tem que ter um pouco de cuidado, porque o suco é mais calórico, principalmente se a pessoa adicionar açúcar. E as hortaliças a pessoa pode consumir nas refeições. Se ela não dá conta de comer uma salada crua, a pessoa pode cozinhar, como cozinhar, por exemplo, a beterraba junto com o feijão, cozinhar talos, que também são ricos em vitaminas e minerais, como talo de couve. Cozinhar folhas como agrião junto com a carne.”
 
REPÓRTER: Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, que este ano tem como tema a alimentação, o Ministério da Saúde lançou neste mês o livro Alimentos Regionais Brasileiros. A publicação traz alimentos típicos de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde. Um dos objetivos do novo livro é incentivar o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. Além disso, , o livro traz informações de como comer e preparar a refeição, uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, destacando a diversidade cultural brasileira. A versão digital do livro Alimentos Regionais Brasileiros pode ser encontrada na página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.