NOVA LONDRINA (PR): Agentes de saúde e endemias combatem o mosquito da Dengue na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  Camila Ramos faz um trabalho muito importante em Nova Londrina. Ela é uma combatente. Todos os dias, a agente de endemias, de 28 anos, veste seu uniforme, pendura seu crachá na blusa e coloca seu boné.  Assim, Camila está pronta para sair pelas ruas da cidade, batendo de porta em porta. Seu objetivo é simples: vistoriar as casas da população e acabar com os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Camila conta que existem algumas dificuldades no trabalho.
 
TEC/SONORA: Camila Ramos, agente de endemias 
“A dificuldade é a falta de conscientização do morador. De repente um recipiente que poderia ser removido e aí a gente acaba passando de novo e encontra foco. É um problema ali que poderia ser de uma maneira definitiva e eles deixam e acaba dando um problema maior depois”.
 
LOC: A cada dois meses, o objetivo de Camila e de outros 9 agentes de endemias e 22 agentes de saúde é conseguir vistoriar todos os imóveis da cidade. Ao todo, são cerca de seis mil e seiscentas casas que precisam ser visitadas a cada ciclo de combate ao mosquito, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.  Agora, no mês de novembro, está acontecendo o último ciclo do ano, que vai até o final de dezembro. Por isso, o coordenador de Combate às Endemias de Nova Londrina, Marcelo Dutra, pede para que todos os moradores colaborem com a visita dos agentes.
 
TEC/SONORA: Marcelo Dutra, coordenador de Combate às Endemias de Nova Londrina 
“Eu gostaria de fazer um apelo à população de Nova Londrina. Aos munícipes, que recebam bem os nossos agentes de saúde, os ACS, recebam bem também os nossos agentes de endemias. Porque eles estão realizando um trabalho para o bem da população, para o bem de cada morador. Então quando eles chegarem para fazer a sua vistoria recebam com carinho. Porque eles estão cuidando da saúde de cada um. Não só da saúde deles, não só da minha saúde, mas da saúde de cada um, munícipe que vive aqui no município de Nova Londrina”. 
 

LOC:  Para ajudar na luta contra o mosquito, o trabalho dos agentes de saúde e endemias é essencial. Mas não se esqueça de que todo o mundo também deve fazer a sua parte. Por isso, o recomendado pelo Ministério da Saúde é que você separe quinze minutinhos, todas as sextas-feiras, para eliminar os focos de água parada que podem existir dentro de casa.  O jeito mais fácil de não pegar Dengue, Zika ou Chikungunya é não deixar o mosquito nascer. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.