MUCAJAÍ (RR): Município está há quatro anos em situação de alerta de proliferação de mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Levantamento do Ministério da Saúde mostra que o município de Mucajaí está em situação de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya há quatro anos. Segundo a gerente de combate à Febre Amarela e Dengue do estado, Ana Paula de Oliveira, a secretaria estadual tem como principal preocupação dos municípios do interior do estado a abordagem das ações contra o mosquito transmissor pelas novas equipes que assumirão as prefeituras, caso de Mucajaí.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, gerente de combate à febre amarela e Dengue

“Os municípios do interior têm uma realidade bem complexa. Fizemos um levantamento recente e muitos deles vão ter troca de gestão. Muitos deles que não são concursados já foram exonerados, demitidos. Então, a gente vai passar por uma reorganização porque teve troca de gestão nos 14 municípios do interior. Vamos passar por troca de gerentes de endemias. No ano que vem, já está prevista uma capacitação para gerentes, e abordar Dengue, Chikungunya, Zika, entomologia, zoonose. Será uma capacitação entre vários núcleos da Vigilância em Saúde, para capacitar esses agentes de endemias. Alguns ficam, mas a maioria trocam, então a gente vai pensar nisso também, capacitar as pessoas.”

LOC: Mesmo com a troca de gestão, uma coisa que não pode mudar em Mucajaí é a participação da população. Quando a sociedade consegue agir unida contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, ele tem muito menos chances de proliferar e causar danos a mais pessoas. Quer saber como você pode entrar nessa guerra e evitar que o mosquito se prolifere e espalhe essas doenças? Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja como se prevenir. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.